Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Ações da Embrapa

Diretor de P&D da Embrapa, Maurício Lopes, fala sobre novas ações de pesquisa e revitalização do Sistema Embrapa de Gestão.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes, está em Concórdia desde ontem, 28 de setembro, para conversar com a equipe de empregados da Embrapa Suínos e Aves, uma das Unidades Descentralizadas da Empresa. O principal assunto abordado pelo diretor é o novo modelo de pesquisa da empresa e a revitalização do Sistema Embrapa de Gestão, que é considerado o processo mais importante da empresa. “Estamos buscando adaptar nosso trabalho à nova realidade mundial, que exige empresas ágeis e abertas a arranjos de inovação que mesclem os interesses públicos e privados”, explicou Maurílio Lopes.

Ele conversou com os empregados da Unidade na quarta à tarde e na terça pela manhã. Nas duas oportunidades, detalhou como a Embrapa está alterando sua gestão. O ponto de partida foi a revisão das políticas de Pesquisa e de Comunicação. Também está sendo formulada pela primeira vez a Política de Transferência de Tecnologia. “Esses documentos são orientadores. Em complemento, estamos ajustando o foco da nossa carteira de pesquisa, a partir da revisão da nossa agenda estratégica. Nosso modelo de gestão está migrando do planejamento estratégico para a inteligência competitiva”.

A presença do diretor também serviu para que fossem feitas homenageados aos empregados destaques, instituídos pela Premiação de Excelência da Embrapa. Foram entregues homenagens aos pesquisadores Nelson Morés e Mônica Ledur como Destaques Individuais da Embrapa, ano base 2009 e 2010 respectivamente. Nos Destaques da Unidade ano base 2010 foram entregues certificados para a pesquisadora Jalusa Deon Kich e o assistente Jacir José Albino, indicados na área técnico-científica e de suporte à pesquisa, respectivamente. Foram lembrados os destaques ano base 2009, o pesquisador Osmar Dalla Costa e o assistente Luiz Carlos Ajala.

Foram destacados também os indicados na Premiação Nacional de Equipes, ano base 2009 e 2010. Em 2009, na categoria de Parceria, o projeto “Bases científicas e tecnológicas para o desenvolvimento da agricultura orgânica no Brasil” foi um dos indicados. A Embrapa Suínos e Aves liderou um plano de ação, por meio do pesquisador Elsio Antônio Pereira de Figueiredo. Em 2010, a Embrapa premiou mais dois projetos da Unidade, ambos na categoria Criatividade. O projeto ““Desenvolvimento de imunobiológicos visando a imunização e detecção do vírus da bronquite infecciosa aviária”, ficou com o primeiro lugar e é liderado pelo pesquisador Paulo Augusto Esteves. O projeto iniciou neste ano por meio de aprovação do Macroprograma 2 da Embrapa.

Em terceiro lugar ficou o projeto “Identificação de genes de interesse para a suinocultura por meio da genotipagem de SNPs em grande escala e comparação de metodologias de seleção em Programas de Melhoramento Genético Nacional”, liderado pela pesquisadora Mônica Ledur. O projeto iniciou em 2010, aprovado no Macroprograma 2 da Embrapa. Para encerrar o momento de homenagem, o atual chefe de Transferência de Tecnologia Gilberto Schmidt fez um rápido discurso sobre sua transferência para a Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, onde assumirá a partir de outubro o escritório do Labex na Coréia.