Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Embarque de frango cai 7,2% no trimestre

Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Ubabef) aponta queda de 7,2% nos embarques entre os meses de julho e setembro frente ao mesmo período de 2010, no total de 970,3 mil toneladas.

Com a largada nos pedidos para as festas de final de ano a partir deste mês, o setor avícola tenta recuperação do estrago feito pela queda das exportações no terceiro trimestre. Dados preliminares da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Ubabef) apontam a queda de 7,2% nos embarques entre os meses de julho e setembro frente ao mesmo período de 2010, no total de 970,3 mil toneladas. Apesar de o resultado ter anulado o crescimento de 6,8% no primeiro semestre, a receita de 2,039 bilhões de dólares cresceu 10,2% no período. O apetite do mercado interno e a tendência de elevação do dólar devem colaborar para a retomada. A outra forma de amenizar o cenário, o consumidor já está sentido no bolso. O quilo da carne de frango subiu de 10% a 15% nos últimos dias, chegando a R$ 4,99 no RS.

Isso está acontecendo porque o mercado interno tem absorvido o adicional oferecido. Assim, o presidente da Ubabef, Francisco Turra, acredita que é possível atingir a meta de crescimento de 5% neste ano, em volume. No entanto, os empecilhos para o crescimento são o embargo da Rússia, a elevação do preço dos insumos e o freio nas compras da União Europeia. O diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, aponta ainda o preço inflacionado do milho como uma das causas para o aperto na margem de lucro.