Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Rússia amplia embargo agrícola

Dois novos frigoríficos vetados processam carne bovina em Goiás. Russos também suspenderam as importações de ração animal de planta em Campinas (SP).

Russian Flag
Russian Flag

O Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia anunciou novas restrições às exportações do Brasil. Os dois novos frigoríficos vetados processam carne bovina em Goiás. A medida entra em vigor no dia 18. A planta do Mataboi Alimentos fica em Santa Fé de Goiás e a do Minerva S.A, em Palmeiras de Goiás. Os russos também suspenderam as importações de ração animal da planta da Mogiana Alimentos, em Campinas (SP).

De acordo com o Ministério da Agricultura, as restrições temporárias sempre foram rotineiras e as empresas conseguiam reverter as barreiras por meio de ajuste, a fim de atender às exigências do serviço sanitário russo. Atualmente, essas restrições ganham dimensão por causa do bloqueio imposto ao Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, que excluiu 85 plantas frigoríficas no primeiro semestre. Um balanço do ministério antes do embargo desta semana mostrava 88 estabelecimentos liberados para vender à Rússia sem restrições entre as 249 plantas brasileiras habilitadas.