Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

Nova entidade suinícola

Nova Candelária cria Associação dos Suinocultores com 85 integrantes. Com mais uma filiada, Acsurs já conta com 19 núcleos no interior do RS.

Nova entidade suinícola

No dia 06 de outubro, tendo por local o Pavilhão da Schweinfest, em um evento organizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, fundou-se a Associação dos Suinocultores de Nova Candelária.

Na abertura do encontro o vice-presidente do Sindicato, Arcênio Paulo Grub,  destacou a importância da organização dos suinocultores para defenderem seus interesses como produtores. Na sequência, o Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti, fez um breve relato da evolução da suinocultura de Nova Candelária e região,  destacando  a participação da Emater/RS-Ascar neste processo. Em seguida, o Prefeito Municipal Renato Antônio Muller falou sobre a importância econômica da suinocultura para o município e sobre as ações que a Administração Municipal vem desenvolvendo junto ao setor.

Posteriormente o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, Valdecir Luis Folador fez uma palestra sobre os Cenários da Suinocultura e as Ações da Acsurs. Em sua manifestação tambem reforçou a necessidade da organização dos suinocultores através das Associações e do diálogo com as empresas integradoras, visando atender às demandas dos produtores de suínos.

Em seguida, houve algumas manifestações favoráveis à criação da Associação em Nova Candelária. Pronunciaram-se o Secretário Municipal da Agricultura, Jorge Luiz Steiger, os vereadores Waldemar Aloísio Eisermann e Carlos Alberto Dick, os quais  destacaram a importância da organização dos suinocultores. Já o representante da Alibem, o médico veterinário Fabrício Ruchel afirmou que  a Integradora vai apoiar a decisão dos suinocultores.

Na sequência, a plenária aprovou por unanimidade a criação da Associação dos Suinocultores de Nova Candelária. Aprovou também o estatuto da entidade e foi eleita a primeira diretoria da Associação, a qual ficou assim composta:

                 Presidente: Jorge Luiz Steiger;

                 Vice-Presidente: Jorge Antonio Scherer;

                 1º Secretário: Waldemar Aloísio Eisermann;

                 2º Secretário: Roque Thewes;

                 1º Tesoureiro: Hélio Baumbach;

                 2º. Tesoureiro: Valdomiro Baumbach;

                 Conselho fiscal titular: Roque Haas; Fábio André Heuert e Gilmar Eckert;

                 Conselho fiscal suplente: Leandro Haas e Altair Matick;

                 Coordenador Técnico: Jandir André Erthal.

Por fim,  estabeleceu-se o valor da taxa de inscrição de R$ 20,00 para associar-se e ficou estabelecido o prazo de até 30 de novembro de 2011 para os suinocultores se associarem. Para a surpresa dos organizadores, 85 suinocultores associaram-se no ato.