Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

JBS beneficiado?

Senador Demósthenes Torres (DEM-GO) acusa Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de beneficiar frigorífico JBS e de perder dinheiro.

O senador Demósthenes Torres (DEM-GO) acusou há pouco o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, de investir demais no JBS Friboi, beneficiando a criação de empregos no exterior e não no Brasil, além de acusar o frigorífico de dumping nos preços.

Segundo o senador de oposição ao governo, ao invés de “uma empresa vencedora” no setor de carnes, o BNDES estaria criando “uma família milionária”, ao ajudar o JBS, cuja sede fica em Anápolis, em Goiás .
Demósthenes afirmou que apoiadas pelo banco estatal, as empresas do setor de carnes estão começando a se desfazer de ativos, no processo conhecido como “spin off”, que é a separação e venda de tudo ou parte dos ativos da empresa, com vistas a uma possível venda futura. No caso do JBS, isso justificaria pelo fato da empresa, hoje, ser a maior no mundo no setor de carne bovina.
Coutinho está em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, convocado a pedido de Demósthenes. O senador passou vídeos com falas de supostos funcionários do JBS contando sobre a formação cartelizada de preços no setor.
O senador disse ainda que o BNDES investiu R$ 4,8 bilhões no JBS, empresa que “de 2008 para 2011 perdeu mais de 30% de seu valor de mercado”.
Coutinho ainda não respondeu sobre as denúncias do DEM.