Nesta semana, de 16 a 18 de novembro, Xangai promove uma das principais feiras do setor alimentício da China, a Food Hospitality China 2011 (FHC). Empresários de diversos setores ligados ao agronegócio vão representar o Brasil na 15ª edição da exposição, que pretende estimular as exportações e fortalecer a imagem de produtos brasileiros no mercado chinês.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), promovem a participação brasileira na feira. O estande brasileiro tem 144 m² e estará disponível para as empresas exportadoras inscritas na exposição. Os participantes também terão direito a espaço individualizado, catálogo institucional e apoio de recepcionistas. Participam representantes de mais de trinta países dos setores de carnes, café, confeitos e produtos de panificação, vinhos e óleo de oliva.
Comércio
A China é hoje o principal importador de produtos agropecuários do Brasil. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 214% nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para aquele país. O valor das exportações passou de US$ 3,5 bilhões, em 2007, para US$ 11 bilhões em 2010. O complexo soja (óleo, grão e farelo), o couro wet blue (processado), e as carnes bovina, suína e de aves são os produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira para o país asiático.
Oportunidade
Além da FHC, a China também é palco da SIAL (Salon International del Agroalimentaire), um dos maiores eventos de alimentos e bebidas no país. O sucesso brasileiro na edição 2011 resultou em um convite para o Brasil ser o país tema da SIAL 2012. Dessa maneira, a FHC 2011 será uma grande preparação para a SIAL do próximo ano, além de ser uma oportunidade para reforçar o trabalho feito no mercado daquele país. O mercado de carnes brasileiro foi aberto para a China em abril deste ano, durante uma visita da presidenta Dilma Rousseff a Pequim.