A inclusão de ações envolvendo a agricultura de precisão no Plano Plurianual (PPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a capacitação de pequenos e médios produtores para o uso desta técnica são algumas das conquistas que serão apresentadas amanhã cedo (após 8h), 23, pelo técnico Izaias de Carvalho Filho. A apresentação ocorre dentro da programação da segunda Convenção da Rede de Agricultura de Precisão que está sendo realizada até sexta-feira, 25, na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP).
Uma das ações do PPA é voltada a projetos públicos de transferência de tecnologia. Outro avanço apontado pelo técnico é a criação de um grupo de trabalho sobre a agricultura de precisão na Câmara Temática de Insumos do Ministério da Agricultura, no início do segundo semestre deste ano. De acordo com Carvalho Filho, essas ações são visam fortalecer o entendimento sobre a competitividade e sustentabilidade do emprego da técnica da agricultura, uso racional de insumos, evitando impactos no meio ambiente.
Com a parceria entre a Embrapa, a Confederação da Agricultura, Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – vinculado à CNA – e o MAPA, o técnico disse que será possível capacitar produtores rurais para trabalharem empregando a técnica de agricultura de precisão em suas propriedades, independente do tamanho da área e da cultura. Há uma deficiência no treinamento desta ferramenta no Brasil. Carvalho Filho disse que existem apenas duas escolas que preparam técnicos para trabalhar com agricultura de precisão no Brasil, uma é a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Marília) – Campus Pompéia (SP), que oferece o curso tecnológico totalmente gratuito e inédito no Brasil. A outra é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, com cinco unidades no Sul do país.
O assessor técnico e representante do secretário-executivo do Senar, em Brasília, na segunda convenção de AP, Victor Rodrigues Ferreira, adiantou que os treinamentos já tiveram início, simultaneamente, um na empresa Stara, no Rio Grande do Sul, para 30 instrutores operadores de máquinas, e outro em Eduardo Magalhães (BA), para 25 instrutores da área de mecanização. No período de 12 a 16 de dezembro, Ferreira informou que será realizado na ESALQ/Piracicaba mais um treinamento para 25 instrutores da área de gestão.