Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Fomento nas exportações de carnes

Venezuela e Filipinas agendam visita de missões veterinárias ao Brasil. Representantes irão visitar plantas de aves, suínos e bovinos. Grupos serão acompanhados por representantes do Mapa e terão apoio da Ubabef e Abipecs.

Estabelecimentos brasileiros de cárneos receberão duas missões veterinárias provenientes da Venezuela e da República das Filipinas. Os técnicos do país latino-americano farão inspeção em plantas frigoríficas entre os dias 26 de novembro e 3 de dezembro.  Já os representantes das autoridades sanitárias do país asiático realizarão as visitas entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro. Os dois países cumprem os trâmites rotineiros para renovar as licenças de empresas brasileiras exportadoras.

A visita venezuelana, a segunda etapa de uma série de três missões, contará com quatro equipes simultâneas de inspeção, que irão visitar 40 estabelecimentos de aves, suínos e bovinos localizados no Paraná, em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás. O grupo será acompanhado por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e receberá apoio da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carnes Suínas (Abipecs).

A Venezuela foi, em 2010, o país das Américas que mais importou a carne de frango brasileira, foram 164,4 mil toneladas, com uma receita de US$ 282,8 milhões. “O agendamento dessa visita mostra que há interesse do país em manter e expandir as suas importações de frangos e ovos férteis”, afirma o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra. Segundo ele, ainda há espaço para aumentarmos o comércio de carne de frango com aquele país.

Já a missão filipina inicia seus trabalhos em plantas frigoríficas de aves e suínos pelo Rio Grande do Sul, seguindo depois para Santa Catarina e, posteriormente, São Paulo. Durante todo o trajeto seus integrantes também serão acompanhados por técnicos do Mapa e receberão apoio da Ubabef. O país asiático fechou 2010 com a importação de 18,8 mil toneladas de frango do Brasil, gerando uma receita cambial de US$ 10,5 milhões.