Atenta ao crescimento do consumo das famílias nas regiões Norte e Nordeste, a BRF – Brasil Foods, dona das marcas Sadia e Perdigão, deve continuar investindo na expansão de suas fábricas instaladas em Pernambuco. Ao anunciar, ontem, um aporte de R$ 140 milhões em uma nova unidade de margarinas no Estado, o vice-presidente de assuntos corporativos da empresa, Wilson Mello, revelou que já está no radar da empresa a ampliação da fábrica de embutidos, que estaria operando próxima do limite da capacidade.
A fábrica de margarina será erguida em um terreno de 38 mil m² em Vitória de Santo Antão, município distante 50 quilômetros do Recife, já no agreste de Pernambuco. A nova planta ficará anexa à fábrica de embutidos, inaugurada em 2009, ainda como Sadia. A produção anual de margarina, cerca de 100 mil toneladas, será toda destinada aos mercados do Norte e, principalmente, do Nordeste, onde está, segundo o vice-presidente, o maior consumo per capita do Brasil. Serão produzidas as marcas Qualy, Deline e Claybom.
Wilson Mello estima que a nova unidade vá incrementar em cerca de R$ 450 milhões o faturamento anual da BRF quando estiver em operação. Ele explicou que as fábricas da empresa em Uberlândia (MG) e Paranaguá (PR), que hoje abastecem com margarina os mercados do Norte e Nordeste, terão suas capacidades rapidamente preenchidas após a transferência da produção para Pernambuco, motivo pelo qual o crescimento do faturamento será real.
A BRF está produzindo atualmente 350 mil toneladas de margarina por ano, limite de sua capacidade. Além da nova unidade em Pernambuco, que tem inauguração prevista para janeiro de 2013, a empresa poderá contar em breve com as instalações da Dânica, fabricante argentina adquirida no mês passado e que detém 60% do mercado de margarina do país vizinho. A produção na Argentina, entretanto, será toda direcionada ao mercado sul-americano.
Também próxima ao limite de capacidade, a fábrica de embutidos em Vitória de Santo Antão (PE) deverá ser ampliada em um futuro próximo. O vice-presidente de assuntos corporativos da BRF afirmou, entretanto, que ainda não há definição sobre prazos para que isso aconteça. Ele também preferiu não falar em números da possível expansão. A unidade produz hoje 144 mil toneladas anuais de mortadela, salsicha, linguiça e presunto de peru.
A nova unidade de margarina é o primeiro novo empreendimento anunciado para o Brasil após a fusão entre Sadia e Perdigão. A unidade de Vitória de Santo Antão foi inaugurada em março de 2009, em meio a um dos períodos mais difíceis da crise financeira internacional que eclodiu meses antes, em setembro de 2008.
Trata-se, segundo Mello, da confiança da companhia no potencial do mercado nordestino, no qual a BRF detém cerca de 20% de participação. “O Nordeste tem cada vez mais destaque por conta do crescimento da renda e do consumo”, resumiu o executivo.