A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa divulgaram o calendário preliminar de dias de campo sobre a cultura da soja a serem realizados no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Entre janeiro e abril de 2010, estão programados mais de 70 encontros.
“A preocupação da pesquisa é de encontrar soluções para reduzir custos, garantir estabilidade de produção e, principalmente, dinamizar o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças”, enfatiza o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Soja, Pedro Moreira.
As perspectivas de excesso de chuvas no período da colheita da soja na região centro sul do Brasil, também preocupam. “A orientação aos produtores é para prevenir com logística de recepção e secagem dos grãos, visando assegurar a qualidade e integridade do produto”, enfatiza o pesquisador Luiz Carlos Miranda, da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Londrina/PR.
Os dias de campo são realizados pelas unidades de Soja e Transferência de Tecnologia e Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa. A expectativa de público para este ano supera 40 mil pessoas, entre produtores e profissionais da assistência técnica.