Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Crescimento chinês

Produto Interno Bruto (PIB) da China cresce 10,7% no 4º trimestre e encerra 2009 com alta de 8,7%.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China apresentou avanço de 10,7% no quarto trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2008.

O resultado veio acima do esperado pelos analistas, que projetavam alta de 10,5%, e acima de todos os outros trimestres do ano, mostrando a recuperação da economia chinesa. Nos três primeiros meses de 2009, o PIB do país havia apresentado alta de 6,2%, enquanto nos segundo e terceiro trimestres, houve alta de 7,9% e 9,1%, respectivamente.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Escritório de Estatísticas Nacional chinês, para todo o ano de 2009, a economia registrou expansão de 8,7%, para um produto total que alcançou 33,54 trilhões yuan (US$ 4,91 trilhões). O dado supera a meta oficial do governo chinês, que objetivava 8%. No entanto, é menor do que o verificado em 2008, quando o PIB cresceu 9,6%.

Grande parte dos resultados são consequência da série de estímulos econômicos que o governo lançou no país, para enfrentar a crise financeira mundial. O pacote governamental totalizou 4 trilhões de yuan, somado ao corte nos impostos, subsídios ao consumo e ao emprego.

Outro componente importante dos estímulos foi a revitalização, com maciços investimentos, das dez mais importantes indústrias do país, incluindo as de aço, automobilística, têxtil, entre outras.