A proposta do plano que irá direcionar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e seus impactos práticos no desenvolvimento econômico está sob consulta pública até 6 de março. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) integra a Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico e Econômico do Território Nacional e, ao lado de mais 13 ministérios, contribuiu com argumentos para elaborar o texto base, levando em conta a importância da participação do setor no desenvolvimento sustentável da região.
O documento aborda estratégias para adequações de diferentes setores da economia na região e, no caso da agricultura, a proposta é garantir os espaços destinados à produção de alimentos, tendo a preocupação com a segurança alimentar das populações urbanas da Amazônia e a geração de emprego e renda no campo. As medidas procuram aproveitar as potencialidades locais das diferentes condições socioambientais e econômicas da Amazônia Legal.
As contribuições podem ser encaminhadas por correio eletrônico, carta ou entregue em mão. As informações estão no site www.mma.gov.br/zeeamazonia. Depois de finalizada a consulta, a comissão irá deliberar e publicar relatório da análise das contribuições.