No ano passado, as vendas da carne americana dentro do mercado japonês atingiram US$ 1,540 bilhão, chegando muito perto do recorde estabelecido em 2008, que foi de US$ 1,545 bilhão. O Japão manteve-se como um parceiro comercial poderoso da suinocultura dos Estados Unidos em 2009, apesar de uma redução nas vendas totais do varejo e de food service causada pela crise econômica mundial. Os dados foram divulgados pela Federação dos Exportadores de Carne dos EUA (USMEF, na sigla em inglês).
A USMEF notou que a indústria global de carne suína caiu 15% em 2009 comparativamente a 2008, e as vendas nos supermercados do Japão diminuíram 4,3%, a menor baixa em 21 anos, chegando a 12.83 bilhões de ienes (cerca de US$ 142,6 bilhões).
Os Estados Unidos possuem 46% da cota de mercado de carne suína importada do Japão, muito acima dos 30% atingidos em 2004, e nada menos do que 72% do mercado de carne suína refrigerada. “O Japão será sempre um destino para os melhores cortes de carne suína e bovina dos EUA. Mas, obviamente, quando você está enfrentando duras condições econômicas, é importante marcar e caracterizar os produtos para atender a uma ampla gama de consumidores. A capacidade da indústria de carne americana para entregar produtos de grande qualidade, valor e versatilidade tem sido fundamental para o sucesso que estamos tendo no Japão “, informou representante da USMEF. As informações são do site internacional Meating Place.