Durante uma reunião realizada no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), na última quinta-feira (14/01), o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, declarou que os donos de quase 3 mil estabelecimentos comerciais do Estado serão orientados sobre a importância de vender ovos que atendam as regras da vigilância sanitária.
Além das exigências de normas anteriores os rótulos da embalagem do produto devem ter as seguintes frases: “o consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “manter os ovos preferencialmente refrigerados”. A ideia é auxiliar o consumidor no controle do risco associado a presença da bactéria salmonella no alimento. “O cumprimento dessa norma sanitária deve partir dos produtores e caso eles não atendam as exigências da vigilância sanitária os ovos não poderão ser comercializados nos supermercados. Vamos fazer a divulgação da norma acompanhada de um trabalho de conscientização”, disse o presidente da ASPB.
Segundo informações do diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, antes do encontro com o representante dos supermercados da Paraíba a Agência havia repassado a informação sobre as mudanças nos rótulos dos ovos para as vigilâncias sanitárias municipais que são responsáveis pela retirada dos produtos irregulares do mercado. “Nosso interesse é prevenir riscos à saúde da população. Além de fiscalizar, a função da vigilância sanitária é educar. Com as empresas colaborando para o cumprimento das normas sanitárias o consumidor tem assegurado um alimento de uso seguro”, destacou José Alves.