Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Negócios na Ásia

Stephanes debate comércio agrícola com autoridades do Irã, com participação da Embrapa, e da China.

Negócios na Ásia

O relacionamento do Brasil com o Irã no setor agrícola foi tratado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, nesta sexta-feira (22/01), ao receber o embaixador Mohsen Shaterzadeh e o presidente da Organização Veterinária daquele país, Mojtaba Norouzi. Ambos demonstraram interesse em executar as ações previstas no convênio entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Organização para Pesquisa, Educação e Extensão Agrícola do Irã. A assinatura do documento foi parte do encontro entre os presidentes dos dois países, Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmaoud Ahmadinejad, em novembro de 2009.

 “Faremos todo o esforço para que os compromissos que a Agricultura assumiu, por meio da Embrapa, sejam executados”, garantiu Stephanes. Em 2009, a exportação brasileira de produtos agropecuários para o Irã totalizou US$ 1,1 bilhão. Carnes, cereais e soja foram os principais itens do comércio com o país islâmico.

China – Na sequência da visita iraniana, o ministro Stephanes recebeu o emabaixador chinês, Qiu Xiaoqi, que destacou a importância da agricultura brasileira para a China. Xiaoqi lembrou que, no último ano, o país asiático se consolidou como principal importador do agronegócio nacional. “A China está disposta a trabalhar com o Brasil para impulsionar a cooperação e o desenvolvimento das duas nações, em especial da área agrícola”, disse

 “O Brasil entende, hoje, a importância da China no cenário mundial e o que representará no futuro”, completou Stephanes. As vendas do Brasil para a China somaram US$ 9,8 bilhões no último ano, sendo o complexo soja e os produtos florestais os destaques na pauta de comércio.