Relato sobre o Congresso
Na semana passada, participamos do Iowa Pork Congress. Iowa é o lar de cerca de 25% da produção de suínos nos Estados Unidos.
Nosso Relatório
Como os Seminários de Banff, uma semana antes, gostaríamos de caracterizar as pessoas com quem conversamos como cautelosamente otimista. Um porém a esta observação é que, muito provavelmente, só as pessoas positivas estão freqüentando feiras de suinocultura. As pessimistas ficam em casa. Ouvimos falar de potências na suinocultura restringindo as viagens para o Iowa Pork Congress e outros eventos do setor, devido a restrições financeiras.
Várias pessoas estavam bastante conscientes da redução no preço de carcaças e cortes na semana passada. Isso deixa todo mundo nervoso. O lado positivo para muitos é que a grande diminuição de 60-70 centavos de dólar por bushel que vimos no preço do milho nas duas últimas semanas está reduzindo o preço de empate.
Era interessante que várias pessoas vieram até nós e agradeceu-nos por encontrar motivos de otimismo que lhes deu esperança para si e para a nossa indústria. No outro lado, a maioria das mesmas pessoas gostou das críticas que fizemos dos economistas que, sem ter nenhum investimento pessoal no setor, se mostram insensíveis e debocham das dificuldades dos produtores.
A oferta de suínos está caindo. Há muita procura por um grande número de leitões de maternidade e de creche. Há capacidade de terminação disponível, mas mesmo com crédito apertado, a procura de leitões ainda é forte.
No setor de genética na semana passada, a grande notícia foi a aquisição completa do Newsham Choice Genetics pela empresa francesa Groupe Grimoud. Se foram os acionistas Bucolia da Holanda, a família Mitchell e alguns funcionários da Newsham. Este será a primeira incursão das empresas Groupe Grimoud em genética suína. Eles têm muita experiência com patos, frangos e coelhos. A aquisição da Newsham pela Monsanto Choice Genetics no outono de 2007, pouco antes do colapso do mercado, não era o melhor momento.Talvez ele é chamado mordendo mais do que se pode mastigar. Tem havido muitas baixas em nossa indústria nos últimos dois anos. Agora com PIC, Newsham, Danbred, Hermitage, Hypor, Topigs, Norsvin, todas baseadas e sediadas na Europa, sobraram poucas empresas americanas de genética suína. No final, a guerra da genética não será decidida pela origem da propriedade, mas por quem oferece o melhor produto para os clientes. Vamos ao jogo!
Tradução: Genesus Inc.