O ano de 2009 foi de resultados positivos para a suinocultura de Três Passos. As previsões de crescimento estabelecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) do município foram superadas. A previsão para 2009 era que as ampliações permitissem o alojamento de mais 2.200 suínos em sistema de terminação. No entanto, a capacidade de alojamento foi ampliada em 3.260, representando um aumento de mais de 48% com relação às previsões.
Segundo o Coordenador do Programa de Suinocultura do município, Walter Werle, os resultados positivos também podem ser percebidos na construção de cinco novos chiqueirões, que somam-se às seis ampliações de instalações já existentes. Em 2009, as mudanças na legislação municipal que trata da suinocultura incentivaram a produção de suínos através de incentivos financeiros e de serviço de máquinas gratuito e proporcional a necessidade de cada produtor. “No ano passado as adequações na legislação tornaram a bonificação mais rentável para o produtor e mais adequada as exigências ambientais”, afirma Werle.
Para este ano, as metas visam a expansão da capacidade de alojamento em 5.000 suínos alojados no sistema de terminação, 500 nas Unidades Produtoras de Leitões e 3.000 em sistema de creche, primando sempre pelo crescimento ambientalmente correto e pelo desenvolvimento sustentável da suinocultura do município.
Segundo Werle, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Três Passos e o Núcleo de Criadores de Suínos de Três Passos (filiado à ACSURS e presidido por Elemar Hein), trabalham em conjunto promovendo a suinocultura no município, estimulando potenciais suinocultores, organizando palestras, as quais a ACSURS já divulgou algumas, orientando e estimulando o licenciamento ambiental entre os produtores, dentre outras.