Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Armazenagem

Governo fiscaliza estoques públicos

Nos próximos meses mais de sete milhões de toneladas de produtos estocados pela Conab serão vistoriados por técnicos da estatal.

Mais de 7 milhões de toneladas de produtos estocados pela Conab em armazéns do governo e de terceiros vão ser vistoriados por técnicos da estatal nos próximos meses. Só de milho serão 5,3 milhões t, sendo mais da metade em Mato Grosso.

Esta é a primeira inspeção de uma série de nove etapas que ocorrerão em todos os Estados onde haja estoques públicos. Na fase atual, que começou no dia 25 de janeiro e que vai até o dia 12 de fevereiro, estão sendo fiscalizadas unidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. A maioria dos produtos é oriunda de programas como Contrato de Opção e Aquisição do Governo Federal (AGF).

Segundo o superintendente da área, Josenewton Santos, o grande volume se deve ao excesso de grãos não comercializados no mercado externo, devido a crise internacional. Este ano, a Conab promoverá essas ações mais intensamente, de forma aleatória e fora da programação anual. Para Santos, esta é mais uma maneira de manter a União atenta ao controle dos estoques e de aprimorar o processo de fiscalização.