Com uma produção anual de mais de 1,2 milhão de cabeças de frango abatidas, o Paraná é o principal produtor de frango de corte do Brasil. A proteína é uma das mais consumidas no mundo e está a cada dia mais presente na mesa dos brasileiros.
Segundo levantamento do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), no ano passado 26,35% da produção estadual era destinada ao mercado externo – no acumulado de 2009, o Paraná produziu 2.515.510.622 quilos de frango e destinou para exportação 954.703.285 quilos.
O consumo interno de frango está aquecido no Brasil. De acordo com levantamento divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2009 foi consumida uma média de 38,7 quilos de frango por brasileiro. Com esse desempenho, o país está na quinta colocação no ranking mundial de consumo per capita de carne de frango, atrás de Kuwait, Emirados Árabes, Estados Unidos e Arábia Saudita. Coincidentemente, os países do Oriente Médio são os principais destinos das exportações paranaenses do produto.
O principal importador do frango paranaense é a Arábia Saudita, que no ano passado comprou um volume de 141.234.464 quilos de frango. Com esse desempenho, o país responde por 14,79% do total de exportações paranaenses de frango de corte. Outros países da região integram a lista dos dez maiores compradores do frango do Paraná – Emirados Árabes, Kuwait e Egito. Os quatro países juntos representam quase 31,9% do total de exportações paranaenses de frango de corte.
De acordo com o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, a produção avícola paranaense atendeu bem às exigências do mercado do Oriente Médio pela capacidade de criar estratégias de mercado para atender às exigências culturais da região. “O Oriente Médio é hoje o nosso principal mercado consumidor. Para desenvolver parceiros e fortificar mercados, muitas empresas vêm descobrindo nichos de mercado, como a produção específica, para estimular suas vendas externas”, afirma.
Expectativa para 2010
No balanço geral das exportações paranaenses de frango de corte,em 2009, as indústrias paranaenses comercializaram com o mercado externo 954.703.285 quilos de frango, resultado maior que o ano anterior, quando foram registrados 915.414.503 quilos exportados. Com esse desempenho, o estado responde por 26,37% do volume das exportações brasileiras no período.
O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, revela que para 2010 as expectativas do setor são de manutenção no volume das exportações e da tendência de crescimento do preço pago pela carne paranaense no exterior. Para ele, a valorização do produto no mercado internacional e o aquecimento do mercado interno são fatores que incentivam o setor a fazer projeções favoráveis. “Nós acreditamos na recuperação dos preços internacionais. Este ano será um ano bom para toda a economia, não só para a avicultura. Eu entendo que as políticas de preservação de salários vão manter o consumo interno aquecido”, diz.