O relatório mensal sobre o armazenamento de carnes em câmeras frias – USDA Cold Storage – mostra queda nos estoque de carne suína, bovina e de aves. Entretanto, o acúmulo de coxas e pés de frangos reflete os problemas com os mercados russos e chinês.
Números- Segundo o documento do Departamento de Agricultura dos EUA, o estoque de carne bovina em congeladores caiu 13% entre dezembro e o dia 28 de fevereiro deste ano. Já o estoque de carne suína congelada caiu 17%- somente o estoque de banha suína caiu 27% na comparação com 2009.
O estoque de produtos avícolas caiu 13% em um ano. Somente a carne de frango caiu 4%. A carne de peru, 25%.
De acordo com o analista da JPMorgan, Ken Goldman, o relatório está entre “neutro e positvo” para a indústria de proteína animal. Porém, ele observou que os estoques de coxa de frango subiram 21%, por causa do embargo russo à carne norte-americana. Ele também destacou o aumento de 45% no estoque de pés de frango, o que indica problemas nas exportações deste produto para a China, grande apreciador deste produto.
Apesar dos números, Goldman acredita que o estoque total de frango permanece administrável. “Qualquer aumento na demanda deve se traduzir em preços mais elevados”. Com informações do site internacional Meating Place.