Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Análises em laboratórios em destaque

De acordo com o Mapa, análises na rede nacional aumentaram 165% em três anos. Atualmente o País possui 6 Lanagros.

O número de análises realizadas pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários aumentou 165% entre 2007 e 2009. No último ano, foram 23,2 milhões, enquanto em 2007, os laboratórios oficiais e credenciados na rede realizaram 14,1 milhões de análises. Os testes são direcionados às áreas de saúde animal e sanidade vegetal, microbiológicas, além de resíduos e contaminantes em alimentos, bebidas, leite, Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), agrotóxicos, fertilizantes, sementes e mudas, entre outros. A maior parte dos exames em 2009 (20,3 milhões) foram encaminhados pela área animal e 2,8 milhões vegetais ou produtos de origem vegetal. 

Hoje são seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros). A rede credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também cresceu nos últimos três anos, com a inclusão de 83 laboratórios, passando de 795 para 878 unidades.

Para o coordenador-geral de apoio laboratorial do Mapa, Jorge Caetano, o setor vem ampliando a validação de metodologias desenvolvidas nas áreas de resíduos e contaminantes, aprimorando a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios. Ele informa que 33 metodologias foram validadas no ano passado. “Esse foi um resultado da parceria do Mapa com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contribuiu para o reconhecimento do trabalho da rede em âmbito internacional”, explicou.

A previsão é que, em 2010, a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários ultrapasse 900 unidades no País. Os maiores demandantes de ensaios laboratoriais são a Defesa Sanitária Animal e Vegetal e os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal.