Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2010

Relação entre produtores integrados e agroindústria será tema de discussão na AveSui América Latina 2010

Evento reunirá diversos especialistas que debaterão sobre o assunto no Painel Conjuntural de Mercado, dia 11 de maio, em Florianópolis (SC).

Após um período de dificuldades para cadeia de aves e suínos, marcado pelos preços baixos praticados no mercado e pela queda do consumo mundial de frangos e suínos, produtores brasileiros estão lutando para superar a crise de 2009 e conseguir maiores receitas em 2010. Para isso, o setor produtivo chama para a mesa de negociações representantes da agroindústria a fim de estabelecerem maiores índices de produtividade, entre outras demandas do setor. 

Em vista da pertinência dessa discussão, a AveSui América Latina 2010 promoverá, durante a programação do IX Seminário Internacional de Aves e Suínos, um painel conjuntural para que criadores e representantes da agroindústria brasileiras possam discutir medidas concretas para melhorar a rentabilidade dos produtores integrados. Essas reivindicações estarão na pauta no “Painel Conjuntural de Mercado: as mudanças no perfil dos mercados avícola e suinícola com a nova economia”, programado para o dia 11 de maio, a partir das 9h. 

Conquistas recentes, mostram que o diálogo é uma das alternativas mais eficazes para se resolver estas questões. No início de abril, negociações entre o Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc) e a Sadia deu um alento aos produtores brasileiros: um acordo foi assinado com a empresa, cujo sistema de integração envolve mais de 60% dos avicultores catarinenses, e concedeu aumentos médios de 5% a 11% no preço-base dos animais (frango, peru e peruzinhos) e além de arcar com 75% do custo do apanhe de aves, antes dividido com os produtores. 

Para o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Cléver Ávila, que também participou desta negociação, o acordo representa uma vitória, já que as negociações tiveram início em 2007, primeira vez que iniciaram um diálogo no âmbito do Comitê Paritário Criador/Indústria. Este resultado positivo evidencia a importância de se debater junto os interesses dos dois lados da cadeia produtiva e aponta um caminho a ser seguido. 

Importância da produção integrada – Luiz Fernando Pinedo, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), acrescenta que a produção integrada é importante para se buscar um crescimento conjunto e equilibrado, haja vista que a concorrência no mercado interno e externo é bastante acirrada. 

“O produtor e agroindústria devem estar sempre caminhando juntos para enfrentar os desafios. Por isso, assim como nos demais segmentos da economia, sempre teremos reivindicações, pois a trajetória econômica nos coloca ora em patamares sustentáveis, ora em situações de crise”, explica Pinedo. Esse posicionamento ressalta a importância das renegociações para ajustar ao dinamismo do mercado. 

O tema ganha fôlego se considerarmos que nos principais produtores de carne de frango (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), apenas o estado catarinense não possui 100% da produção integrada – embora mantenha mais de 60% neste sistema de produção. “Isso nos coloca na mesma situação das associações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ou seja, buscamos renegociações nos contratos atuais”, acrescenta o presidente da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi). 

Integração na suinocultura – No caso dos produtores suinícolas a relação de negociações está no mesmo patamar da cadeia de aves: poucos diálogos resultaram em novos acordos, apesar das inúmeras tentativas. 

Na avaliação de Valdecir Luiz Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), já passou do momento da agroindústria rever os índices de produtividade e alinhar novos contratos com os produtores. Estimativas apontam que 70% dos criadores de suínos no estado são integrados. 

“Acredito que de forma harmônica, podemos negociar valores que sejam bons para ambos os lados. O importante é que não haja conflito e que a produção não seja afetada. Inclusive, atualmente estamos negociando com a Aurora Alimentos um reajuste para os integrados do Rio Grande do Sul e o entendimento está caminhando de forma bastante favorável”, adianta Folador.

Já Carlos Francisco Geesdorf, presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), tem uma posição mais cética em relação ao dirigente da Acsurs. “Realmente o melhor caminho é a negociação. No entanto, as empresas não mostram boa vontade de colaborar com o produtor. Mesmo com a alta de mais 100% na produção de aves e suínos nos últimos 10 anos, a renda do criador não acompanhou esse processo evolutivo”, garante.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, vai além, ele afirma que a produção integrada de suínos em Santa Catarina sofreu alterações significativas e hoje pode ser chamada de modelo verticalizado, no qual o produtor arca com todos os custos de produção e recebe uma remuneração fixa muito aquém do que o produtor independente atinge. “No estado são 7 milhões de cabeças, sendo que 85% delas são oriundas do modelo verticalizado. Sem dúvida, o produtor pode receber mais pelo seu produto. Estamos buscando uma discussão com a agroindústria, mas a situação é muito complexa e envolve muitas rodadas de negociações”, afirma Wolmir. 

Conjuntural – Este cenário será um dos focos dos debates durante a AveSui América Latina 2010, maior feira de aves, ovos e suínos latino-americana, a ser realizada entre os dias 11 e 13 de maio, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). 

A intenção do painel conjuntural, que abrirá a programação da Feira no dia 11 de maio, é de reunir especialistas que possam contribuir com informações diversas sobre os segmentos de aves e suínos, apontando caminhos que possam convergir para um consenso. “Será uma oportunidade ímpar, para que todos esses atores estejam reunidos para debater as novas configurações deste cenário e apontar alternativas que fortaleçam estas atividades. Esta é uma das propostas da feira, ao idealizar estes tipos de discussões”, finaliza Andrea Gessulli, diretora da feira. 

Serviço

AveSui América Latina 2010

Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Telefone: (11) 2118-3133 

Painel Conjuntural de Mercado: as mudanças no perfil dos mercados avícola e suinícola com a nova economia

Data: 11/05/2010 – Terça-Feira
Local: Sala Arvoredo 2 e 4
Horário: 9:00 às 13:10