Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Minas investe no frango

Cotação da carne de frango no exterior estimula produtores do Estado. Produto mineiro já chega em 67 países.

Minas investe no frango

As exportações mineiras de carne de frango, no primeiro trimestre deste ano, alcançaram uma receita de US$ 45,7 milhões, ou crescimento de 44,2% em relação ao mesmo período de 2009. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que analisou os números, o crescimento de 37,2% no preço médio da tonelada, bem como a inclusão de novos mercados de destino são as principais explicações para a melhoria do desempenho do produto no mercado internacional.

“Os embarques tiveram crescimento de 5,1%, alcançando 31,76 mil toneladas no período de janeiro a março”, explica a assessora técnica da Superintendência, Márcia Aparecida de Paiva Silva. “No primeiro trimestre de 2010, a carne de frango produzida em Minas foi destinada a 67 países, dez mercados a mais do que os registrados no mesmo período de 2009”, disse. Entre os novos mercados têm destaque o Egito, Cingapura, Albânia, África do Sul, Tadjiquistão e Sérvia, que respondem por cerca de 13% da receita das exportações mineiras de carne de frango.

Já os principais mercados consumidores do produto são o Iraque, Hong Kong, Emirados Árabes e Kwait, que importaram 23,8%, 14%, 11% e 5,9%, respectivamente. Segundo Márcia Silva, a carne de frango é o principal produto do agronegócio mineiro importado pelo Iraque.