Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Carne suína no ES

Produto é sucesso em ação do PNDS na feira "Sabores" no Espírito Santo. Feira contribui para desenvolvimento da cadeia suinícola.

Carne suína no ES

As principais tendências, os melhores produtos, os equipamentos mais modernos e os serviços sofisticados para o segmento de bares, restaurantes, hotéis e similares puderam ser conhecidos entre 22 e 24 de novembro, durante a feira Sabores 2010. A carne suína não poderia estar de fora de evento tão expressivo. No estande preparado pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) em parceria com o Sebrae/ES as atrações foram as mais variadas, iniciando com uma rodada de negócios junto aos restaurantes e bares associados ao Sindbares, e depois o “encontro dos chefs”, em que foi preparada a receita “Carne Suína com Refinamento”.

Contanto novamente com o apoio total e irrestrito da Universidade de Vila Velha (UVV), através do curso de Gastronomia, os alunos e professores prepararam varias receitas, através de Aulas Shows no estande, usando a carne suína como base. “Somente no ultimo dia, foram cinco Paella Suína preparadas uma atrás da outra”, contou Thiago Martins Costa, da unidade de atendimento ao agronegócio do Sebrae/ES.

           
Segundo os organizadores, a feira reuniu mais de 8 mil pessoas nesses três dias, e é uma a oportunidade de reunir todos os setores envolvidos no Espírito Santo. O secretário-executivo da Ases, Nélio Hand, destaca que a feira “facilita a troca de experiências entre os profissionais do segmento e contribui para o desenvolvimento técnico de toda a cadeia produtiva, e, principalmente, gera oportunidades de negócios” e finaliza “a carne suína precisava estar inserida nessa ação”.
O público-alvo, formado por empresários do segmento, estudantes de gastronomia e de hotelaria, fornecedores e gourmets, garantiu o sucesso do encontro de chefs realizado pela Associação, em que a Chef Kamila Zamprogno (“Chef do Ano” no 8º Prêmio Gourmet Vip), do Restaurante Café Haus, preparou um prato diferenciado e bastante aprovado pelos presentes, a Pancetta Braseada, com purê de pêra. Para o chef e parceiro da entidade capixaba, Alessandro Eller, “o preconceito precisa ser revisto e esse é nosso objetivo nessas feiras, mostrar a qualidade e versatilidade dessa carne”.
           
O Espírito Santo foi o Estado que participou de mais feiras esse ano disseminando o PNDS, foram cinco feiras  atingindo mais de 182 mil pessoas. “A participação na feira Sabores foi um complemento que conseguimos junto ao Sebrae/ES e a Ases pela crescente vontade de sempre fazer mais. A parceria com a UVV é um exemplo para que outros estados construam” contou a coordenadora nacional do PNDS e a finalizou “estou muito otimista para 2011”.
Ao final da ação, Thiago ressaltou as parcerias que possibilitaram o sucesso da ação. “Precisamos agradecer novamente a UVV e aos Professores Alessandro Eller e Gilson pelo profissionalismo e disposição, junto com seu time de alunos, por prepararem tantos pratos e atender a tantos pedidos durante o evento”.