O coordenador do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) Wolmir de Souza e o representante da Top Carnes, Dilnei Echevengua, estiveram no Centro Estadual de Pesquisa e Diagnóstico em Alimentos (CEPDA) em Concórdia (SC), que está instalado junto a Universidade do Contestado. O objetivo do encontro foi apresentar para o Responsável Técnico e Administrativo, José Aníbal Dambrós, os objetivos do INCS, conhecendo as estruturas dos laboratórios e buscando uma parceria para fazer o Controle de Qualidade dos produtos fabricados nos frigoríficos que fazem parte do Instituto.
Souza lembrou que a função do Instituto é profissionalizar o segmento que margeia as agroindústrias, tanto os suinocultores não integrados, os frigoríficos de médio e pequeno porte com Inspeção Estadual e Federal, além dos supermercados. “Com este trabalho, teremos um selo de qualidade que irá identificar os produtos oriundos destes estabelecimentos dando segurança alimentar para os consumidores”, diz.
Dambrós explicou que o laboratório está em processo de credenciamento junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para obter a certificação e atender a demanda com a qualificação e dentro das normas exigidas pelo Ministério. “Mas temos o maior interesse em sermos parceiro do INCS pela demanda que vamos ter viabilizando todos os equipamentos e estrutura que temos aqui, além dos investimentos que estamos fazendo”, disse Dambrós.,
Hoje (18/08) haverá reunião na Embrapa Suínos e Aves a partir das 8h30.