Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Menos imposto para aves

Mato Grosso do Sul pode se beneficiar da decisão do Mapa sobre a inclusão da cadeia produtiva de aves no Programa de Avanços da Pecuária.

Menos imposto para aves

Mato Grosso do Sul pode se beneficiar da decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a inclusão da cadeia produtiva de aves no Proape (Programa de Avanços da Pecuária). Com o incremento no programa, 2011 pode ser um ano de bons resultados para o setor agrícola, que conta com produção mensal de 12,1 milhões de frangos no Estado.

O Proape exige adequações físicas e sanitárias, com investimento médio de R$ 60 mil por cada granja. Atualmente, o programa abrange as culturas bovina e suína.

Entre as vantagens do Proape, está a redução de tributos como o incidente sobre a venda da ave aos abatedouros.

Na avaliação da assessora econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas, o ano é favorável ao segmento, considerando a recuperação econômica da população e o aumento da demanda no mercado doméstico, por conta do alto preço da carne bovina, o que estimula o consumo de frango.

Em 2010, a avicultura sul-mato-grossense acumula aumento de 19,1% na receita e em 6,7% no volume das exportações de carne de frango de janeiro a novembro, segundo dados da Secex, do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior.

Das seis empresas instaladas no Estado, quatro atendem basicamente o mercado externo, principalmente para Japão, Arábia e Hong Kong.