Com a meta de atingir dois quilos a mais no consumo brasileiro de carne suína, a campanha “Um novo olhar sobre a carne suína”, que faz parte do PNDS – Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e coordenado pela Associação Paranaense de Suinocultores (APS), finaliza seu plano de ações em 2010 no Estado do Paraná.
Nestes meses foram diversas ações realizadas com sucesso como palestras, campanhas em supermercados, cursos de cortes suínos e boas práticas de manipulação de alimentos, todos com o objetivo de levar capacitação, conhecimento e informação para estudantes, profissionais e consumidores de carne suína, como também proporcionar aos profissionais de açougue um treinamento apropriado de como realizar o porcionamento da carcaça suína, inserindo assim, novos cortes nas gôndolas dos supermercados e açougues do Paraná.
Após o desenvolvimento das ações, foi verificado um aumento de 30% nas vendas da carne suína no Super Muffato da cidade de Cascavel, onde a campanha foi realizada no mês de outubro. “A compra da carne suína em cortes especiais teve um aumento significativo, e isso se deu através da campanha que fez uma excelente divulgação da carne suína”, relata Josimar da Silva Sahardowin, chefe de açougue do Super Muffato.
No Super Muffato de Foz do Iguaçu, a campanha iniciou no mês de novembro e foi encerrada no dia 11 de dezembro, apresentando um aumento de 50% nas vendas da carne suína. Para o gerente Ricardo Bovo, “a campanha apresentou resultados satisfatórios além de oferecer ao consumidor um maior número de cortes da carne suína nas gôndolas”.
A participação das agroindústrias também foi fator determinante para que as ações do PNDS no Paraná obtivessem bons resultados. Mais de 25 agroindústrias e 70 supermercadistas de todo o Estado participaram do curso de “Cortes Suínos e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”.
“Vimos nestes últimos meses um aumento significativo do volume de vendas da carne suína nestes estabelecimentos e isto prova o quanto a campanha é eficiente e necessária para a divulgação da carne suína, bem como, o esforço para aumentar o seu consumo interno, o que é um processo de mudança cultural e de hábito alimentar e não acontece de forma rápida. Não estamos almejando aumentos grandes de consumo instantâneo, mas sim um consumo permanente”, enfatiza Carlos Francisco Geesdorf, Presidente da Associação Paranaense de Suinocultores.