Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne Suína

Oficinas gastronômicas de carne suína são realizadas em Goiás

Ação promovida em hipermercados e supermercados do Estado querem estimular o consumo de carne suína.

Oficinas gastronômicas de carne suína são realizadas em Goiás

Mais uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) irá movimentar os hipermercados e supermercados de Goiânia. De 16 de novembro à 03 de dezembro, 10 redes receberão renomados chefs da gastronomia goiana preparando ao vivo pratos à base de carne suína. A ideia inusitada é da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) em parceira com o Sebrae estadual, a Associação Goiana de Supermercados (AGOS), além de frigoríficos, distribuidores e também da Associação de Donas de Casa de Goiás. Como parte das ações do PNDS no estado, o objetivo é promover e valorizar a carne suína e ainda estimular o consumo, divulgando a versatilidade da carne e as possibilidades de cortes e pratos para o dia-a-dia.

As Oficinas Gastronômicas Conceituais reunirão no mesmo espaço a prática e a teoria. A proposta, segundo a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves, é utilizar as variedades gastronômicas que a carne suína oferece, para levar conhecimento sobre sua importância para a saúde humana por meio de palestras e a preparação de receita. “Essa dinâmica permite tornar o momento mais produtivo do ponto de vista do conhecimento, atrativo e agradável aos participantes”, conta a gerente.

Entre os renomados e experientes chefs de cozinha, estão Emiliana Azambuja, conhecida no estado por sua proposta de valorizar ingredientes regionais empregando-os de maneira inusitada e surpreendente em pratos, incorporados a técnicas e inovações da alta gastronomia mundial. E Humberto Marra, que há 18 anos pesquisa e desenvolve culinária internacional afinada com ingredientes e tradições locais, já trabalhou em Boston, Florianópolis e São Paulo, além de orientar o planejamento, implantação ou reestruturação de mais de 30 restaurantes, cafés e cozinhas industriais.

Responsáveis pelas oficinas, os chefs vão ensinar a preparação de uma receita e dar dicas de como montar e formatar pratos, introduzir novas técnicas de preparo e etc. Entre as receitas estão o risoto de lombo suíno, mini káfitas suínas à moda dos chefs, quiche suíno surreal, joelho de porco à moda alemã e fricassê de lombo suíno brejeiro. A nutricionista Gleiva Staciarini também estará presente nas oficinas apresentando valores nutricionais da carne suína, sua importância na alimentação humana, além de levar técnicas de armazenamento correto de produtos, e desmistificar preconceitos e mitos sobre o consumo da carne.

Ricardo Carmo, gerente geral do Hipermercado Extra, primeiro estabelecimento a receber a oficina, conta que a expectativa é que a ação não só atraia mais clientes ao supermercado, como também aumente o consumo de carne suína na rede. “Acreditamos na ação e na divulgação da carne suína e temos certeza que traremos grandes resultados”. A ação acontece dentro da própria loja por entre as gôndolas dos supermercados próximo ao açougue, onde será montado um espaço para cerca de 30 pessoas. Os Frigoríficos Delta Alimentos, FrigoSuíno e Asa Alimentos que são parceiros da ação disponibilizarão os cortes de carne suína para elaboração das receitas durante todos os dias da oficina.
  
O lançamento oficial acontece no dia 16 de novembro, no Supermercado Extra (Av. Portugal) onde será apresentado a convidados como autoridades institucionais e políticas do setor da suinocultura. O projeto será encerrado no dia 10 de dezembro com a realização de uma Oficina em parceria com Associação de Donas de Casa para cerca 350 mulheres.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, acredita que o trabalho inédito promete grandes resultados. “Realizar ações de promoção e incentivo de consumo da carne suína em hipermercados como Extra, Carrefour e Wall Mart demonstra que através de parcerias estamos conseguindo espaço cada vez maior para a carne suína” e ainda completa “é muito importante destacar que o conceito trabalhado nas oficinas é de cortes para o cotidiano, o que vem de total encontro ao trabalho desenvolvido através do PNDS”.