Pelo movimento intenso observado no transcorrer de 2010, o Natal deverá ser recheado, tal como peru (símbolo dessa comemoração), para milhares de famílias. O famoso 13º salário, conferido a partir de novembro e até dezembro, injetará R$ 14,3 bilhões a mais na economia brasileira em comparação a 2009, graças, justificam alguns, ao crescimento do emprego e da remuneração mensal em ascensão.
Para Altamiro Carvalho, economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, esse incremento deve assegurar o maior natal de toda a história – tanto para o consumidor quanto para os lojistas. A receita varejista deverá abraçar valor superior a R$ 88,2 bilhões, cerca de 10,8% acima da ocasião similar do ano passado.
Levantamento realizado pela Shopping Brasil, de acordo com o Estadão, indica que as cotações de oito mercadoria estão aproximadamente 47,6% abaixo das vistas em 2009. Por outro lado, a linha branca (fogões, geladeiras e máquinas de lavar) teve avanço de 9% nos preços médios nos últimos 12 meses – vale salientar que foram retirados os estímulos fiscais para o setor.
Segundo Minoru Wakabayashi, responsável pela pesquisa, relaciona que o arrefecimento mais expressivo ocorreu nos televisores, grande parte disso pelas inovações constantes – encarecendo novidades, decrescendo aparelhos mais antigos.