Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Tecnologia orgânica

Embrapa mostra novidades como produtos processados com carne de peixe do Pantanal e resultados de sistema integrado de produção na Biofach.

Quem passar pelo estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na BioFach América Latina 2010, pode conferir as tecnologias desenvolvidas pelas unidades Pantanal e Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A feira, que começou ontem (3), e vai até sexta-feira (5), no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Entre as novidades apresentadas estão os produtos processados com carne de peixe do Pantanal, resultado do Projeto Rede AquaBrasil – Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento da Aquicultura no Brasil, como quibe, hambúrguer, patê e nuggets à base de pescado. Os visitantes da feira vão conhecer o Sistema de Produção da Pecuária Sustentável no Pantanal – exemplo de produção animal, praticado no Pantanal, que ajuda na preservação do meio ambiente. O mel orgânico, desenvolvido na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), estará disponível para degustação.

A Embrapa Agrobiologia, que atua há mais de 17 anos com agricultura orgânica, vai apresentar novas tecnologias, como a cobertura viva do solo com leguminosas, cultivo orgânico e de fruteiras e o Sistema Integrado de Produção Agroecológica. O Sistema Integrado de Produção Agroecologica (Sipa), criado em 1993, permitiu a identificação de cultivares adaptadas a sistemas orgânicos de produção e desenvolvimento de mudas. A pesquisa proporcionou também a adequação do uso de leguminosas para adubação verde, aproveitando o nitrogênio fixado biologicamente, e o ajuste da técnica de plantio direto em sistemas orgânicos de produção de hortaliças, frutas e integração com produção de leite.

O Sipa é resultado de parceria entre as unidades da Embrapa Solos e Agrobiologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).