O Diretor de Mercados da União Brasileira de Avicultura e segundo vice-presidente do International Poultry Council (IPC), Ricardo Santin, participa entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro da próxima reunião do órgão, que reúne os maiores produtores mundiais de carne de frango. O encontro, em Santiago, Chile, tem o apoio da Associação Chilena de Avicultura e vai discutir ações para estimular o consumo de carne de frango em âmbito mundial, além de elevar o nível de qualidade e sanidade desta proteína animal.
O evento contará com a presença do representante regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas, Dr. Luis Barcos, que tem entre seus principais objetivos realizar um trabalho com os países-membros da OIE para fortalecer o controle sobre as doenças que atingem os animais. Participam ainda do evento Osler Desouzart, consultor de marketing e membro da diretoria do World Agricultural Forum, o consultor americano Paul Aho, economista especializado em avicultura, e ainda de José Guzman, CEO da Agro Super, maior produtor avícola do Chile, e Marta Ikeda, diretora de Desenvolvimento de Marketing nas Américas da Brasil Foods, maior frigorífico brasileiro de carnes de aves.
“O IPC é o órgão máximo da avicultura internacional, representando cerca de 90% da produção mundial. Por isso, acredito que esse encontro, em que contaremos com a presença de líderes de diversos países, será um importante fórum para discutir as principais questões relacionadas ao segmento, tais quais sanidade, exportações, negociações bilaterais e outros pontos importantes para o desenvolvimento da atividade agroindustrial”, afirma Santin.
Em 2008, a OIE reconheceu o IPC, que conta com membros em 23 países e 16 associações, como organização representativa oficial dos maiores produtores mundiais de carne de frango. Um memorando de entendimento assinado entre as duas entidades garante a OIE consultas ao IPC, em nível mundial, de temas relacionados à saúde e bem-estar animal.