A Abiec, Associação Brasileira da Industrias Exportadoras de Carnes, cogita uma união com a Abipecs, Associação Brasileira da Indústria Exportadora e Produtora de Carne Suína. O assunto já havia sido abordado anteriormente. Em 2009 embalado pelo intenso movimento de aquisições e fusões na indústria de proteínas animais, Roberto Giannetti da Fonseca, então presidente da Abiec, levantou a hipótese da criação de uma entidade nova e ampliada de carnes, com a junção da Abiec, Abipecs e Abef, Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango. Mas a ideia não seguiu adiante e, em janeiro deste ano, a Abef anunciou a fusão com a UBA, União Brasileira de Avicultura, dando início à Ubabef, União Brasileira de Avicultura.
Agora, com a saída de Roberto Giannetti, oficializada em assembleia realizada no ultimo dia 17 de agosto, a possibilidade de que os setores bovino e suino tenham uma mesma diretoria volta a ser acalentada. Procurado pela equipe do Portal DBO, Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, confirmou que ocorreram conversas entre membros da Abiec e ele no sentido da sua ida para a provável nova associação. “A complexidade das questões que devem envolver a decisão não permite entendimento mais concreto nesta data, sendo prematuro avaliar a eventual confirmação”, diz Camargo Neto. O Conselho da Abipecs, reunido na última terça, dia 24, orientou seu presidente a prosseguir nas conversas que, eventualmente, resultem nas duas entidades terem o mesmo presidente, destacando, porém, que essa decisão não pode resultar em prejuízo ao esforço de abertura de novos mercados para o setor de carne suína, trabalho de cinco anos, que agora chega ao seu desfecho. Camargo Neto tem viagens programadas para China, Japão, Coreia do Sul, União Européia e EUA, nos próximos meses.
“O desafio que representa presidir a Abiec, neste momento, de um lado empolga, porém, de maneira alguma a finalização das conquistas do setor de carne suína pode ser prejudicado. A magnitude das questões que afetam o setor de bovinos exige um intenso debate interno com a Abiec,visando à elaboração de uma agenda de trabalho consensual e o correspondente orçamento associativo”, declara Pedro de Camargo Neto.
Camargo Neto tem experiência no setor de bovinos, pois além de pecuarista foi fundador e presidente, de 1991 a 2000, do Fundepec – Fundo Desenvolvimento da Pecuária de São Paulo, entidade que reuniu pecuarista e frigoríficos no bem-sucedido esforço de erradicação da febre aftosa no Estado de São Paulo.