A construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia, atraiu um grande número de empresas interessadas no projeto. Ontem, 12 consórcios privados apresentaram propostas à Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa ligada ao Ministério dos Transportes, para construir 1.022 quilômetros da Fiol, os quais foram divididos em sete lotes. A obra tem custo estimado pela estatal em R$ 4,2 bilhões.
A comissão de licitação da Valec recebeu as propostas, mas não abriu os envelopes com os preços. Foram abertos somente os envelopes com documentos de habilitação. Hoje e amanhã os participantes poderão dar vistas a documentação de habilitação. O prazo para recursos será de cinco dias úteis. A concorrência confirmou o interesse de grandes construtoras.
A expectativa é de que a Fiol fique pronta em 2012 e opere dentro de um novo modelo segundo o qual a infraestrutura será explorada de forma separada da operação ferroviária. Nos mesmos trilhos, poderão operar diversos transportadores ferroviários. O principal produto a ser transportado pela Fiol será o minério de ferro. A Bahia Mineração (Bamin), que pretende utilizar a Fiol para transportar minério, divulgou nota na qual um executivo da empresa afirmou que, a partir da abertura da concorrência, a ferrovia passa a ser uma realidade. Pela Fiol, a Bamin pretende transportar 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro da mina de Caetité (BA) até o terminal de embarque de Ponta da Tulha, no litoral baiano.
Também ontem a Valec recebeu propostas de 11 consórcios para a construção da extensão sul da Ferrovia Norte-Sul. Trata-se de um trecho de quase 670 quilômetros entre Ouro Verde (GO) e Estrela D´Oeste (SP) com investimentos estimados de R$ 2,2 bilhões.
Entre os participantes que entregaram propostas para a Fiol, estão o consórcio Techint Engenharia/Techint Compañia Técnica, consórcio Mendes Junior, Sanches Tripolini/Fidens, o consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng, o consórcio Bahia Fer, formado por Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, e o consórcio Galvão/OAS. Também entregaram propostas para a Fiol o consórcio Ferrovias do Brasil, integrado por Paulista/Somague/Embratec/Top/Paviservice, o consórcio Constran/Egesa/Pedrasul/CMT e o consórcio Estrutural/Acciona.
Os outros ofertantes são consórcio Pavotec/Ourivio/Tejofran, o consórcio SPA/Delta/Convap, o consórcio Oeste-Leste Barreiras, formado por Tiisa, Cowan/Almeida Costa/Trier/Pelicano, e o consórcio Torc/Ivaí/Cavan.