Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Festa do Ovo 2010

A Pfizer Saúde Animal estará presente no evento apresentando estudos sobre colibacilose aviária.

De 16 a 18 de julho acontece na cidade de Bastos, SP, a 51ª Festa do Ovo, um dos maiores encontros do segmento de aves poedeiras no país. A Unidade de Saúde Avícola da Pfizer estará presente com sua linha de produtos voltados à sanidade desses animais. Um dos destaques da empresa serão os estudos conduzidos pela Fort Dodge, empresa do grupo Pfizer, sobre prevenção das colibaciloses aviárias, doenças causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli), velhas conhecidas dos criadores.

Durante anos o tratamento da colibacilose aviária vem sendo feito apenas com o uso de antibióticos. Porém com as novas restrições impostas pela legislação de muitos países e a resistência natural desenvolvida pela E. Coli a esses medicamentos, os tratamentos disponíveis vêm se tornando cada vez menos eficazes. Há dois anos, o mercado americano iniciou a adoção de uma nova ferramenta para o controle da colibacilose aviária: a imunização com vacina viva modificada contra E. coli. Com base nesta ferramenta, a Fort Dodge desenvolveu ensaios clínicos e chegou a uma vacina única, com esta bactéria modificada. 

Os estudos revelaram que esta vacina se destaca pela segurança, pois a bactéria usada como princípio ativo não oferece nenhum risco de causar doenças, tampouco sobrevive fora do organismo da ave. O produto foi considerado seguro tanto pelo CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) quanto pelo USDA (Departamento de Agricultura Norte Americano). Outro ponto foi a maior abrangência de proteção quando comparada com vacinas inativadas (bactérias atenuadas ou mortas) contra E. Coli.

O mercado de aves de postura dos Estados Unidos apresentou aceitação imediata pelo produto e baseados nos bons resultados da redução das perdas desta temida bactéria, atualmente 50% dos plantéis são protegidos com essa vacina naquele país. Além de alta eficácia, a vacina mostrou menor necessidade de medicação em lotes, o que torna o produto uma opção economicamente interessante para os criadores de aves poedeiras. Estes resultados observados nas granjas americanas poderão, em breve, ser percebidos pelos criadores brasileiros: o produto tem previsão de lançamento no país em setembro deste ano.

Além destes estudos, os visitantes que passarem pelo estande da Pfizer Saúde Animal na Festa do Ovo 2010 terão acesso a informações técnicas e a outros produtos da linha avícola, como vacinas, probióticos, adsorventes de micotoxina, antifúngico e antibióticos.