[quotes_menu]

Empresas

Beraca lança suplemento alimentar

Com extratos vegetais das plantas Yucca e Quillaja, empresa apresenta produtos que deixam animais muito mais saudáveis.

A Beraca, empresa brasileira com exportação para mais de 40 países, lança uma linha de aditivos naturais com extratos vegetais que melhoram a saúde animal. A nova linha de produtos foi desenvolvida com base em pesquisas científicas realizadas em parceria com renomadas universidades, como a UNESP de Jaboticabal e a Universidade Federal de Santa Maria. Basicamente, os aditivos vão trazer saúde para os animais aumentando a vilosidade intestinal e consequentemente aumentando a absorção de nutrientes do animal durante o processo de digestão.

A ideia surgiu para adequar a produção animal brasileira às exigentes normas de controle de mercados desenvolvidos. Países como os da União Europeia, por exemplo, já estão banindo a presença de antibióticos em produtos de origem animal, como carnes e leite, devido à geração de resíduos e ao aumento da resistência bacteriana.

Segundo Lilia Aya Kawazoe, veterinária da Beraca responsável pelas pesquisas e desenvolvimento da nova linha, a empresa vai abastecer o mercado de fabricantes de premixes e rações e, ainda, concorrer diretamente com o setor de aditivos convencionais como antibióticos, probióticos e prebióticos. “Com esse lançamento, pretendemos aumentar em 20% o faturamento da divisão Animal Nutrition & Health, que já fornece produtos para a indústria de ração há sete anos”, afirma.

Ainda de acordo com a especialista, a Beraca está em busca de novos tratamentos que mantenham a integridade da produção animal sem afetar o meio ambiente e a saúde humana.  “Os aditivos naturais derivado das plantas Yucca e Quillaja possuem uma fabricação sustentável, podendo ser apresentados também na forma de orgânicos”, ressalta Lilia.

Conheça as vantagens das plantas usadas pela Beraca

Os extratos vegetais da planta mexicana Yucca e da chilena Quillaja possuem em sua cadeia de ativos Polifenóis e Saponinas, princípios ativos responsáveis pelo desenvolvimento do animal. As ações já comprovadas em pesquisas são muitas e, dentre elas, vale destacar: ação Antiprotozoário responsável por formar complexos e lise da membrana celular do parasita; ação antinflamatória devido a presença de Resveratrol e Yuccaol; ação de aumento da vilosidade intestinal favorecendo a absorção de nutrientes e  ação de redução de amônia que favorece o bem estar animal através do controle ambiental.

A aplicação dos aditivos naturais da Beraca servirá para diminuir os problemas de resistência bacteriana e uso excessivo de agentes químicos. “O benefício virá a longo prazo, pois o produtor fará parte de um grupo consciente do uso racional de antibióticos”, conclui Lilia.