Pequi, jabuticaba, umbigo de banana, cagáita, rapadura. Estes foram alguns dos ingredientes que acompanharam a carne suína no 6° Festival Gastronômico de Pirenópolis, que aconteceu na última semana de junho, na cidade turística de Goiás, que leva o nome do festival. A abertura oficial, realizada no Theatro de Pirenópolis, contou com um jantar no Restaurante Pedreiras que, em parceria com o Sebrae Goiás e a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), apresentou diversos pratos à base de carne suína.
Durante todo o evento, os visitantes puderam apreciar mais de 18 tipos diferentes de combinações culinárias, além de 8 cortes gastronômicos pouco divulgados na região, entre eles a picanha e a alcatra suína. Também fizeram parte do cardápio: joelho ao forno, copa lombo, pancetta, costela a pururuca, lombo dinamarquês e baby back ribs. Segundo o gestor de projetos do Sebrae/GO, Renato Jayme, o evento foi uma oportunidade única de divulgar a carne junto a grandes chefs de cozinha, formadores de opinião no setor. “Nós buscamos essa canal de divulgação com o intuito de aproximar a carne suína da alta gastronomia, de apresentar a esses renomados chefs os cortes e sabores que essa carne pode proporcionar”, comentou. Renato se refere aos grandes nomes da gastronomia contemporânea que estiveram presentes, como Alex Atala, chef do restaurante D.O.M., que ocupa o 18° lugar da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da conceituada revista inglesa Restaurant e é conhecido por valorizar ingredientes brasileiros. Além de uma palestra e uma aula-show abertas ao público, ele preparou um almoço reservado apenas para convidados.
O público pode provar menus especiais em 24 restaurantes da cidade. O festival foi uma ótima oportunidade para os chefs usarem a criatividade com ingredientes típicos. Para a Chef do Restaurante Pedreiras e responsável pelas receitas do “cantinho suíno”, Wanda Jaime, é uma oportunidade de trabalhar com seus produtos favoritos. “Eu sempre procuro nos meus pratos a valorização dos frutos do cerrado. Montei um cardápio para o festival com abordagem dos aromas e texturas e fiz muitas experiências em casa”, comentou. Ainda segundo Wanda, após o festival diversos pratos já foram incorporados no cardápio do Pedreiras, entre eles a lasanha de carne suína, preparada antes com carne de frango.
Mas o evento trouxe outros resultados muito além de bons pratos. Segundo o gestor do Sebrae, os novos cortes despertaram o interesse de mais de 15 profissionais de redes de supermercados e casas de carnes. Por isso, o Sebrae, em parceria a AGS e como parte da ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), realizará dia 23 de julho a capacitação desses profissionais que aprenderão a retirar cortes gastronômicos das carcaças, disponibilizando novas opções nas gôndolas para os consumidores e também revendendo para outras empresas interessadas.
A gerente administrativa da AGS, Crenilda Neves, acredita que ações como essa deverão trazer cada vez mais resultados positivos para a suinocultura do Estado e também para o PNDS, que tem como meta aumentar em 2kg per capita o consumo de carne suína no País.
Dimensões estaduais
A Associação tem buscado também novas parcerias em âmbito estadual. Exemplo disso foi o encontro com o Secretario de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, Leonardo Veloso do Prado, para a apresentação do PNDS e das ações que serão desenvolvidas no Estado, bem como para levantar contrapartidas necessárias para dar continuidade ao plano de trabalho desenhado para Goiás. “A reunião com o Secretario foi de extrema importância tanto para a associação quando para os produtores, ter como parceira a Secretaria de Agricultura amplia ainda mais nossa atuação dentro do Estado” contou Crenilda Neves. Também esteve presente o Superintendente Geral da Agricultura, Euvésio Ribeiro, que junto ao Secretário se disponibilizaram em auxiliar no projeto, em um primeiro momento com os custos de produção dos impressos, como folder e cartilhas com informações nutricionais sobre a carne suína que levarão a logomarca de apoio da Secretaria.