Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Encontro

Ministro da Agricultura visita Ubabef

Durante o encontro promovido hoje (05/07), Wagner Rossi recebeu um documento com reivindicações do setor avícola, que envolvem o novo RIISPOA e a abertura de novos mercados.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, visitou hoje a sede da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), onde foi recepcionado pelos presidentes Executivos da Ubabef, Francisco Turra, da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, e pelo diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Otávio Cançado, juntamente com associados da entidade nacional avícola. 

Wagner Rossi atendeu um convite do presidente Turra para conhecer a diretoria da nova da entidade, que se tornou uma das maiores do País. Na ocasião, o ministro recebeu um documento com as principais reivindicações do setor avícola. 

Segundo Francisco Turra o documento solicita o apoio do ministério na solução de questões que oferecem dificuldades para o bom funcionamento das agroindústrias.  “A avicultura brasileira é um importante segmento da economia brasileira por seu potencial tanto no mercado interno, quanto nas exportações, assim como na geração de empregos. Por isso a urgência na solução de alguns pontos sensíveis que causam impacto na ampliação do desenvolvimento do setor”, afirma Turra.

Reivindicações

Mais envolvimento do setor produtivo no processo de implantação do novo Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (RIISPOA); a desoneração da cadeia produtiva por meio da suspensão da cobrança de PIS/COFINS; a elaboração de um programa de modernização especialmente dos pequenos abatedouros; a rediscussão do calendário para entrada em vigor das normas estabelecidas na Circular Nº 004/2009/DICAO/CGI/DIPOA, que trata da padronização dos procedimentos de inspeção para estabelecimentos produtores de ovos e produtos derivados, estão entre os pleitos do setor.

Houve ainda a solicitação da criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP); a atualização  da Portaria Nº 548 de 25 de agosto de 1995, que reconhece o Banco de Dados da Indústria Avícola; o incremento no número de laboratórios disponíveis capacitados para análises de Influenza; agilização da conclusão do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) para a avicultura de postura; e a liberação prévia da produção de rações, ante a publicação de novas regras estabelecidas pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP/SDA/Mapa).

Turra também alertou o ministro Wagner Rossi sobre a necessidade da criação de mecanismos que atuem diretamente na abertura de mercados para a avicultura e a suinocultura. 

“Buscamos intensificar a parceria entre o setor privado e o Ministério da Agricultura, pois tais ações são fundamentais para a avicultura nacional – terceira maior produtora do mundo, que gera 4 milhões de empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de 1,5% do PIB, o que representa aproximadamente R$ 32 bilhões – minimizando prejuízos e proporcionando divisas para o agronegócio brasileiro”, ressaltou o Presidente Executivo da Ubabef

Assumindo o compromisso de mais aproximação e interação entre o Mapa e o setor produtivo, Rossi destacou que buscará tornar mais ágeis as respostas do ministério para processos que estão parados.  “Se houver algum projeto parado, peço ao setor para que me avise qual é a ‘gaveta’ em questão que vamos tirá-la de lá”, ressaltou, lembrando-se de projetos que há anos estavam “engavetados”, e agora estão sob análise da equipe técnica da pasta ministerial.