Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

PEP por Pepro

CNA pede substituição de dois leilões PEP pelo Pepro, com volume total de 400 mil toneladas, que seriam destinados ao ES, RJ e MG.

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou ofício ao Ministério da Agricultura solicitando a substituição de dois leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) por operações de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), com volume total de 400 mil toneladas, que seriam destinadas aos mercados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte de Minas Gerais.

O documento reúne os pleitos das federações de agricultura de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Apenas o Paraná não seria contemplado, por estar mais próximo do porto, e, portanto ter melhores condições para exportar.

Os leilões de Pepro substituiriam o sétimo e o oitavo pregões, e, segundo Tiago Mattosinho, gerente técnico da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato), beneficiariam as cooperativas, que, arrematando o prêmio, teriam condições de exportar sem ter que recorrer às tradings.

A Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA espera para a próxima semana uma resposta do Ministério, que ficou de analisar a proposta.