Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Tecnologia para incubação

Embrapa lança incinerador de materiais orgânicos. Utensílio deve atender empresários do ramo de prestação de serviços de incineração de materiais orgânicos.

Tecnologia para incubação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza para a incubação de empresas um novo equipamento de incineração, o Incinerador Perozin/Embrapa. Desenvolvido em parceria com a empresa Perozin Indústria Metalúrgica e com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta), o utensílio deve atender novos empresários que pretendem investir no ramo de prestação de serviços de incineração de materiais orgânicos.

Segundo a Embrapa, o incinerador atende a todos os requisitos da lei ambiental, fazendo a queima de resíduos com segurança sanitária e sem gerar odores ou fumaça. A grande vantagem apontada pelo órgão é que o equipamento evita a contaminação do meio ambiente durante os processos de decomposição e, consequentemente, impede a poluição do solo, da água ou do ar. Em caso de eliminação de materiais com riscos biológicos, o incinerador ajuda a evitar a proliferação de doenças. Além disso, as cinzas geradas no processo podem ser reutilizadas como fertilizantes para o solo.

Num mercado crescente como o que atende animais de estimação de pequeno porte nos grandes centros urbanos, o incinerador aparece como uma boa oportunidade para gerar lucros a novas empresas. Mas, para quem prefere outras áreas, ele também pode ser usado em fábricas de farinhas de origem animal, frigoríficos, clínicas e hospitais veterinários, postos de fiscalização sanitária, portos, aeroportos, abatedouros, propriedades rurais, prefeituras, hospitais, laboratórios de diagnóstico, e em unidades de necropsia (para isso, necessita de licença ambiental específica).

O equipamento é feito em base metálica, com revestimento interno refratário nas duas camadas de combustão. A primeira câmara é para a queima dos resíduos e a segunda para a combustão dos efluentes gasosos e particulados, oriundos da primeira câmara. A combustão é alimentada com uma combinação de ar e gás combustível. O incinerador tem a capacidade de queimar até 60 quilos de matéria orgânica por hora.