Avicultores e suinocultores ganham um novo fôlego para qualificar ainda mais a produção. O Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais (Moderagro) oferece aos produtores financiamentos, agora, com mais prazo para pagar: 10 anos. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, a medida deve auxiliar na modernização das granjas.
Na prática, o anúncio – que faz parte do Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 – representa um incentivo aos criadores. Para o presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, a inclusão da avicultura no Moderagro deve beneficiar principalmente produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
“Esses são locais pioneiros na avicultura do País, portanto, possuem algumas instalações mais antigas. Por isso, esse financiamento é tão importante, já que assim o criador pode modernizar sua granja e manter o nosso padrão de qualidade”, pontua Turra.
Na opinião do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, os incentivos deverão favorecer tanto integrados quanto criadores independentes.
“Ter essas possibilidades de financiamento com maior prazo de pagamento é muito bom para o produtor que quiser ampliar a produção ou mesmo melhorar as condições das suas instalações. Incentivos são sempre bem-vindos ao setor”, comemorou Folador.
No caso da avicultura, o programa chega ao segmento em um momento de boas expectativas. Ao contrário dos últimos dois anos, quando o setor apresentou uma queda de 24% na receita das exportações, devido à desvalorização do dólar, os cinco primeiros meses deste ano apresentam um acréscimo de 17,9% na receita, fechando em US$ 2,168 bilhões em exportações.
“O aumento em volume de exportação não foi tão significativo, fechando em 0,11%. Mas exportamos um produto com maior valor agregado, além de algumas recomposições de preços que aconteceram”, explica Turra.
O cenário otimista conta com o aumento da exportação para África, Ásia, Rússia e a expectativa do mercado da Indonésia.