Câmara de Vereadores de Concórdia (SC) presta homenagem à Embrapa Suínos e Aves. Sessão celebra os 35 anos da unidade e sua contribuição o desenvolvimento da suinocultura e avicultura brasileiras.
A Câmara de Vereadores de Concórdia realiza nesta quinta-feira, dia 17 de junho, às 19 horas, uma sessão especial para homenagear a Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A sessão é uma proposição de todos os vereadores para celebrar e marcar os 35 anos da fundação da Unidade instalada em Concórdia (SC).
A unidade – A Embrapa Suínos e Aves foi criada em Concórdia, Santa Catarina, no dia 13 de junho de 1975, pelo então ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli. Nos primeiros três anos, a Unidade se dedicou somente à pesquisa com suínos. Em 1978, incorporou a pesquisa em aves. De lá para cá, a Embrapa Suínos e Aves já disponibilizou centenas de tecnologias e foi responsável por contribuições importantes. Uma delas é a vacina contra a rinite atrófica, que auxiliou no avanço da suinocultura no início dos anos 80. Outra é o suíno light, a partir de 96, que já está em sua terceira geração. Também ajudaram, especialmente aos pequenos produtores, as linhagens de aves criadas pela Embrapa. A Embrapa participou ainda, em 1990, da criação do Centro de Diagnóstico em Saúde Animal (CEDISA), em parceria com o Ministério da Agricultura, Companhia Integrada de Defesa Animal de Santa Catarina (Cidasc), agroindústrias e produtores. Até hoje, o Cedisa presta o importante serviço de monitoria e diagnóstico de doenças em suínos e aves.