A Tyson Foods começou nesta semana a exportar carne de frango a partir da unidade de Itaiópolis, em Santa Catarina. O primeiro carregamento somou 28 toneladas. Os cortes de frango serão destinados a clientes da Tyson em Hong Kong, Japão e países do Oriente Médio, de acordo com comunicado encaminhado pela companhia.
“A exportação a partir de Itaiópolis segue o plano de metas estabelecido em setembro de 2008, quando a Tyson iniciou as atividades no Brasil. Nosso próximo passo é habilitar Campo Mourão e Itaiópolis também para vendas à União Europeia”, afirmou em nota o diretor comercial da Tyson do Brasil, Raphael Martins.
Atualmente, de toda a produção da Tyson no País, 40% dos cortes são exportados, principalmente para os mercados chineses, europeus, africanos e do Oriente Médio. Com a unidade de Itaiópolis também contribuindo para os embarques, a participação das exportações na produção pode chegar a 60%. As três fábricas da multinacional no País – Itaiópolis (SC), São José (SC) e Campo Mourão (PR) – estão habilitadas a fazer embarques para os principais mercados externos.