Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Qualidade sanitária comprovada

Frigorífico Silva realiza forte controle de qualidade para prevenção de doenças em bovinos e suínos.

Qualidade sanitária comprovada

A importância da prevenção a doenças nos rebanhos bovino e suíno da região é um assunto de saúde pública e deve ser levado em conta até mesmo após o abate dos animais. Recentemente, um fato interessante aconteceu no Frigorífico Silva, responsável pelo abate e distribuição de 80% dos animais destinados ao consumo na região. Conforme ressalta a administração da empresa, o corpo de inspeção do frigorífico é o responsável pela vistoria de toda a carne, tanto bovina quanto suína, antes e depois do abate. Atento a essa responsabilidade, a inspeção diagnosticou, na sexta-feira, dia 14, que entre os animais abatidos havia uma vaca com forte enfermidade hepática, possivelmente uma hepatite generalizada, conforme laudo técnico pericial do veterinário  dr. Ivan Franco  e da auxiliar de inspeção Maiara Ferreira.

De acordo com o proprietário do Frigorífico Silva, Roque da Silva Morais, o Dinho, “a empresa tem voltado todo seu potencial à melhoria da qualidade de vida da população de Lafaiete. Essas ações podem ser confirmadas pela implantação de sistemas, como o biodigestor, ou mesmo na fiscalização de nossos produtos com grande rigor e exigência de qualidade, o que nos faz checá-los mesmo depois do abate, antes de liberar para o consumo”, frisou.

Para diagnosticar o problema, a inspeção considerou a coloração do fígado e do tecido da carne do animal, que apresentou tonalidade amarela e com secreções líquidas que a deixaram escorregadia, levantando a suspeita que não é possível ser detectada com o animal vivo.  Foi determinado que o produto fosse tirado imediatamente de circulação e lavado com desinfetante químico, para eliminar quaisquer bactérias ou vírus. Após este procedimento, todo o material  foi  direto para graxaria, onde ocorreu sua eliminação.

Responsabilidade e compromisso

O Frigorífico Silva implantou recentemente o sistema de biodigestores em seu parque, atendendo às exigências dos órgãos sanitários do estado e do município. A implantação refletiu imediatamente na qualidade de vida dos moradores do bairro JK, onde está localizado. O término do mau cheiro, a ausência de agentes contaminadores como moscas e parasitas e até mesmo o fim da presença de animais, como cães, nas dependências e no entorno do frigorífico, foram imediatos. A população reconhece a melhoria da qualidade do ar e dos fatores poluentes que tanto incomodavam.

O consumo de carne fora dos padrões de higiene e saúde pode trazer sérios riscos. O procedimento adotado pelo frigorífico vem reforçar o compromisso de excelência e qualidade em seus produtos, conforme destaca o veterinário, Dr. Ivan Franco: “Eliminamos o produto porque, ao se consumir uma carne como essa, é possível  contrair várias doenças, como hepatite infectocontagiosa, que é uma doença grave. Por meio dela também se contraem outras doenças de origem também contagiosa, que levam, inclusive, ao óbito”, afirmou Franco.

O Frigorífico Silva está instalado no bairro JK em Conselheiro Lafaiete, na rua Amintas Junqueira,  e tem grande participação na comunidade, empregando pessoas do bairro, apoiando movimentos culturais. Recentemente, adotou a praça localizada  em frente à portaria da empresa. O espaço passará por uma revitalização e será o cuidado permanente  mantido por ele. A autorização já foi concedida pela Prefeitura e as obras começarão em breve.