Atualmente, a produção ambientalmente correta de alimentos ganha cada vez mais destaque no agronegócio mundial. Esta tendência foi destacada no I Fórum EcoAgri, realizado durante a AveSui América Latina 2010.
O I Fórum EcoAgri trata-se de uma iniciativa inovadora por parte da Gessulli Agribusiness, que promoveu, com sucesso, um debate sobre produção e desenvolvimento sustentável no dia-a-dia do produtor rural contemporâneo, apresentando uma forma inteligente e lucrativa de se produzir alimentos. Muitas empresas ligadas ao agronegócio, atentas a esta linha “sustentável” de pensamento, já fazem mudanças estruturais, buscando a adequação de suas linhas com as novas tendências mundiais de produção. Com as cadeias de aves, ovos e suínos não é diferente. Para o crescimento destas atividades no Brasil, impulsionado pela abertura de novos mercados, é necessária a introdução de novas tecnologias na produção nacional. Países da Europa e da América do Norte, por exemplo, adotam a cada dia novas práticas de manejo que beneficiam o bem-estar animal e preservam o meio ambiente. Ora através do tratamento de dejetos suínos para produção de biogás, ora através da adoção de gaiolas diferenciadas para a criação de poedeiras.
As discussões realizadas dentro do I Fórum EcoAgri evidenciaram a relação entre agronegócio e o meio ambiente, o uso racional de recursos hídricos e a importância da adoção de boas práticas de sustentabilidade na produção de alimentos. O evento também debateu os impactos que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção de aves e suínos causam ao meio ambiente, a necessidade de implantação de programas de sustentabilidade em granjas – através de sistemas de manejo de dejetos dos animais, adoção de produção livre de gaiolas e importância da rastreabilidade na produção animal.
Para o coordenador o Fórum EcoAgri, o pesquisador Jda Embrapa Suínos e Aves, Julio Palhares, a questão da sustentabilidade deve “inserir sempre novas discussões e pensar nas demandas futuras”.
Assunto de destaque- A sustentabilidade será o assunto principal de um encontro entre União Brasileira de Avicultura (UBAbef) com a Associação Catarinense de Avicultura (Acav), a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Com o novo modelo de gestão de trabalho estabelecido na união das principais entidades avícolas nacionais, a UBAbef quer criar a Câmara de Sustentabilidade, cujo objetivo é trabalhar temas relacionados a questões como o sistema de integração.
O encontro acontecerá no dia 27 de maio, às 09h, na sede da Acav, em Florianópolis (SC), onde serão discutidos:
1- Instalação da Camara de Sustentabilidade:
a) Definição de Normas de Trabalho;
b) Estabelecimento de Prioridades;
c) Escolha do Presidente;
2- Andamento das ações da Subcomissão Permanente para Avaliar as Relações de Integração e Propor Medidas para Melhorar a Relação entre Indústria e Produtores, criada pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Camara Federal;
3- Informe das ações do Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integração
a) Definição de propostas para o tema “integração”;
b) Definição de outros temas a serem trabalhados pela Camara;
c) Definição de responsabilidades para os membros da Camara;
4- Assuntos Gerais.