Redação (10/02/2009)- Técnicos da Conab vão integrar, nesta semana, a Missão Técnica do Governo Brasileiro ao Haiti. O trabalho faz parte de acordo de cooperação entre os dois países. O objetivo é apoiar aquele país na implementação de um programa de fortalecimento da agricultura familiar. A estatal vai repassar informações sobre as ações que executa, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra da produção de pequenos agricultores, com doação a entidades sociais.
Além da estatal, integram a missão representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Articulação do Semiárido Brasileiro. O grupo permanecerá no Haiti até o próximo dia 19. Os técnicos terão encontros com gestores das áreas ministeriais de Agricultura, Recursos Naturais, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação e Trabalho.
No caso da Conab, a idéia é levantar um diagnóstico da situação atual do Haiti em relação à agricultura familiar, produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional, além de redes de proteção social e alimentação escolar. Haverá reuniões com organizações e cooperativas de produtores rurais e visitas à propriedade e projetos de desenvolvimento rural na região centro-sul do país. A partir daí, será definido um projeto a ser executado com base no PAA.
A economia do Haiti baseia-se na exportação de açúcar, frutas e tubérculos. Desde 2004, o país está ocupado por uma missão de paz da ONU comandada pelo Brasil, para ajudar a reestabelecer os sistemas social e econômico, abalados por conflitos políticos.