Redação (17/02/2009)- Para o ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, a tendência dos juros no País é de queda, como em todo o mundo, e o crédito também tende a se normalizar, o que deve contribuir para a melhoria dos níveis da atividade econômica.
Segundo ele, essa relativa tranquilidade se deve ao fato de que o Brasil conta com um sólido sistema financeiro, inclusive com modestas operações imobiliárias, ao contrário do sistema dos Estados Unidos.
Para o ex-ministro, foi essa saúde do sistema financeiro nacional que permitiu ao governo enfrentar a crise com medidas relativamente simples, como a redução do depósito compulsório dos bancos e outras ações de incentivo ao crédito. Segundo ele, outra iniciativa governamental importante para a retomada da atividade econômica será a incrementação das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Logística
Para o ex-ministro, além de injetar recursos na economia e incentivar a empregabilidade, grande parte das ações previstas no PAC estão relacionadas a obras de infraestrutura e logística, o que traduz uma das maiores reivindicações dos setores produtivos.
Ele reclama, entretanto, que o ritmo das obras do PAC ainda é muito lento, principalmente devido a entraves no setor ambiental “A preocupação com o meio ambiente é bastante louvável, mas nada justifica a demora que se registra na concessão das licenças ambientais”, afirma Pratini de Moraes.