Redação (18/02/2009)- Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e região (Coosuiponte) promoveram palestra sobre o tema: “A construção da atual crise e suas principais consequências no agronegócio”.
O evento ocorreu na noite de 12/2, tendo como palestrante Dr. Paulo Portilho, Engenheiro Agrônomo e Diretor da Inve Saúde Animal. O objetivo do evento foi esclarecer aos suinocultores o que está acontecendo no momento em relação à crise mundial para facilitar o posicionamento e a gestão do negócio.
Inicialmente o presidente da Assuvap, Fernando Soares, disse que a Assuvap/Coosuiponte buscam promover palestras direcionadas para as necessidades de seus associados e cooperados. Fernando apresentou aos suinocultores o programa de palestras e cursos para Gerentes de Granja que será desenvolvido pelas entidades nesse ano. “Participação e presença dos suinocultores é o que a Assuvap precisa para desempenhar a sua missão”, afirma Fernando.
Dr. Paulo Portilho explicou de forma simples e direta as origens da crise financeira mundial, procurou exemplificar e apresentar os fatos que foram responsáveis pelo seu desdobramento, demonstrando-os de forma cronológica.
Em relação aos impactos da crise no Agronegócio, Dr. Portilho pontuou que o mercado interno é uma opção de escape para o mercado suinícola nesse momento, já que a dependência de exportação da carne suína é menor que em outras carnes. A perspectiva da redução de produção de etanol nos EUA pode ajudar no tocante a redução de custos de milho para os suinocultores, ainda que não se possam fazer exatas previsões. “Os altos preços e a baixa produção da carne bovina nesse momento colaboram para um maior consumo da carne suína”, ressalta Dr. Portilho.
Por fim, Dr. Potilho, aconselhou aos suinocultores atenção ao comportamento do mercado global para entender os impactos que virão sobre o Agronegócio. O posicionamento recomendado aos suinocultores foi:
Não se isolarem;
Praticarem constantemente a busca de informações;
Estarem abertos a novos conhecimentos;
Cultivar uma rede de contatos;
Entender que interação e integração são mais poderosas que isolamento e individualismo.
”Os suinocultores participaram ativamente da palestra com perguntas e intervenções, confirmando que ações que agreguem conhecimentos são sempre bem aceitas por eles. Agradeço aos presentes, a Inve Nutrição Animal em nos apoiar disponibilizando o Dr. Portilho, e ao Sindicato Rural pela parceria”, ressalta Lívia Machado, Gerente de Marketing da Assuvap e Coosuiponte.
Após a palestra, com apoio do SAUDALI, a Assuvap e Coosuiponte ofereceram um coquetel aos presentes.