Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativismo: desafios e oportunidades para 2009

O agronegócio responde por 36,3% das exportações brasileiras e as cooperativas participam com 2%.

Redação (19/02/2009)- A integração das cooperativas no Mercosul e o reforço na intercooperação para acesso aos mercados em 2009 foram defendidos pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, no painel Interlocução Institucional para o Fortalecimento do Cooperativismo. No encontro, realizado em Brasília, nesta quarta-feira (18), foram discutidos os principais desafios do cooperativismo para este ano.

Portocarrero ressaltou a importância de investir na capacitação de jovens cooperativistas, estimular a equidade entre homens e mulheres, fortalecer o cooperativismo nas regiões Norte e Nordeste e incentivar a produção acadêmica do setor.

O agronegócio responde por 36,3% das exportações brasileiras e as cooperativas participam com 2%. Para aumentar este percentual, estão previstos programas de profissionalização da gestão cooperativista, cooperação técnica e difusão tecnológica, além de agroindustrialização e financiamento de cooperativas.

Entre os destaques do cooperativismo no período de 2003 a 2008, estão 30 mil jovens capacitados, 25 mil mulheres beneficiadas no programa CooperGênero e 71% dos investimentos do setor em capacitação técnica e gerencial para associações e cooperativas.