Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias impulsionam economia do RS

Fator relevante para o incremento dessa atividade é a relação de confiança que se estabelece com a proximidade entre o consumidor e a produção da matéria-prima e do produto final.

Redação (25/02/2009)- A agroindústria tem se mostrado uma das principais atividades para garantir o desenvolvimento sustentável do meio rural gaúcho. Outro fator relevante para o incremento dessa atividade é a relação de confiança que se estabelece com a proximidade entre o consumidor e a produção da matéria-prima e do produto final.

No município de Constantina, na região de Passo Fundo, uma experiência de cooperativa vem apresentanto excelentes resultados. A Cooperativa dos Grupos de Agroindústrias dos Agricultores Familiares de Constantina e Região Ltda. (Cooperac) possui 18 agroindústrias, envolvendo o trabalho de mais de 50 famílias. Em 2007, foi inaugurado o quiosque para a comercialização, onde os consumidores encontram os produtos de todas as agroindústrias cooperativadas.

Um dos primeiros associados da cooperativa foi Ildo Ludke, que tem uma agroindústria de derivados do leite, onde são fabricados cerca de mil quilos de queijo por mês. "A gente conseguiu ter uma renda a mais na família, e os filhos trabalham junto", explica.

Na agroindústria de Lucy Silva de Oliveira, em Bagé, na região da Campanha, os princípios de boas práticas de fabricação são criteriosamente aplicados. "Qualidade na cozinha não é apenas talento. É, antes de tudo, ter cuidado e respeito com as regras de preparação dos alimentos", afirma a proprietária da Lucy Produtos Artesanais, empresa familiar que há dois anos e meio industrializa doce de abóbora, doce de leite e bananada. Nesse período, a empresa vendeu mais de R$ 25 mil em produtos caseiros.

A participação de mais de 50 agroindústrias da região de Erechim nos cursos de Boas Práticas de Fabricação trouxe mudanças significativas para este segmento. Na região Norte do Estado, a Ecobisa Indústria e Comércio de Conservas Ltda., instalada no município de Sananduva, já atingiu uma produção de mais de 100 mil vidros. A produção passou dos seis mil vidros/ano, no primeiro ano, para 100 mil, no quinto ano. O trabalho envolve dez famílias, sendo duas na agroindústria e oito na produção da matéria-prima, além de gerar mais quatro empregos temporários no período de safra.