Redação (26/03/2009)- O frigorífico JBS Friboi empregará mais 887 funcionários em sua unidade de Barretos (SP). As contratações devem acontecer em abril. A companhia pretende aumentar a capacidade de abate da unidade de 1,2 mil cabeças por dia para 1,5 mil cabeças/dia em um primeiro momento, mas nos próximos meses o aumento da capacidade poderá chegar a 2,5 mil cabeças ao dia.
A iniciativa envolvendo a unidade de Barretos faz parte da estratégia da empresa de ampliar a sua capacidade de produção no País, aproveitando-se do espaço deixado por outros grandes competidores do setor que enfrentam graves dificuldades financeiras. Somente nesta semana, por exemplo, o frigorífico Independência, que está em processo de recuperação judicial, anunciou o encerramento das atividades em cinco unidades, resultando em 4,8 mil demissões.
"O crescimento no volume de produção tem como objetivo manter o abastecimento do mercado consumidor, preservar e gerar empregos, fortalecer a cadeia produtiva, desde a pecuária, indústria, varejo até o consumidor, além de expandir a participação da companhia no mercado de carne bovina", informou a empresa, em comunicado. Segundo o Friboi, o aumento de sua capacidade produtiva em todo o Brasil pode gerar até cinco mil contratações ainda no primeiro semestre. A empresa promete divulgar nas próximas semanas mais contratações para as demais unidades do grupo. No mercado, circula a informação de que o JBS Friboi estaria prestes a adquirir concorrentes com problemas de caixa.
INDUSTRIALIZADOS: Em Barretos, o Friboi produz cortes de carne in natura, industrializados e produtos customizados para determinados clientes. A unidade atende tanto a consumidores do mercado interno como nos Estados Unidos, Egito, Irã, Hong Kong, Japão e União Europeia, entre outros países. A unidade de Barretos do Friboi emprega 2.118 pessoas. A empresa está presente no município desde 2000. NÚMEROS 2,5 mil cabeças é a meta de abate da unidade do Friboi em Barretos 1,2 mil cabeças é capacidade atual 4,8 mil foram as demissões no frigorífico Independência